quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Skate Board

Bom, ja que é tudo começa do começo, então vou começar do começo.
skate foi criado em torno de 1960 pelos surfistas da Califórnia pela falta de ondas, maré baixa e secas. No início o "novo modo de surfar" se chamava sidewalk surf. Os "shapes" eram construidos com tábuas, e as rodinhas eram as mesmas dos patins, os mesmos não possuiam lixa muito menos nose e tail.
Em 1965 começaram a ser comercializados os primeiros skates, e juntamente com isso vieram os primeiros campeonatos, mais o auge do esporte só veio mesmo por volta de 1970, juntamente com a criação das rodinhas de uretano que revolucionaram o esporte, foram criadas por Frank Naswortly, uma das grandes revoluções no skate, mais não a maior. Em 1979 Alan Gelfand inventou o Ollie manobra que era possivel ser usada para ultrapassar obstaculos, essa sim, foi uma das maiores revoluções no skate no mundo.Uma pessoa que tambem influenciou muito no skate no mundo foi Tom "Wally" Inouye que alem de ter criado a famosa manobra que anda pela parede (WallRide) inventou tambem o modo de andar na piscina, segundo ele tudo começou com ele e colegas andando em piscinas vazias.
Por volta de 1980 surgiu o nosso grande skatista Rodney Mullen que revolucionou totalmente o freestyle, criando varias manobras como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip entre outras.
Como não podia faltar né, Tony Hawk um revolucionario do vertical, ele nos ensinou que não há limites no skate, sempre pode ser um pouco mais do que isso, criatividade foi o que nunca faltou para ele.
Já chegando em 1990 o brasileiro Bob Burnquist fez a ultima das grandes revoluções no skate, criou o Switchstance vertical, conhecidos por uns como SS ou apenas Switch, esta tecnica é aplicada com a sua base trocada, essa tecnica ja era aplicada antes no vertical mais foi  Bob quem a popularizou.
Essa é a historia do skate. meio mal contada, mais é, se quiser ler mais sobre a historia do skate no Brasil recomendo o livro A Onda Dura.
...
No skate moderno existem algo em torno de 3 modalidades diferentes entre elas o Street Style, Freestyle e Vertical.
No Street Style os praticantes usam a cidade como seu trajeto, seu "rolê", servem de exemplo, bancos, escadarias, corrimões entre outros, o Street Style hoje em dia é um dos mais praticados, entre a maioria dos jovens, entre as 3 modalidades citadas está e conciderada uma das mais perigosas.
Já o Freestyle considerado uma das primeiras modalidades é menos perigosa, pois esta modalidade se encaixa em manobras feitas em sequência e sempre no chão, sem obstaculos, como se fosse uma junção de manobras.
O Vertical é praticado em uma pista com curvas, e geralmente possuem estenções, costumam ter um angulo proximo a 90º e apresentam o formato de um U.
Essa é a historia do skate e um pouquinho sobre suas modalidades.
Roney Mullen

Texto feito por @JorgeBrian

Um comentário:

Maylla disse...

Amei o blog! Se gostar, segue?
http://worldforgirlsteen.blogspot.com/

Beijokas da Maylla